Secretaria reestrutura Coordenação de Controle de Infecções Hospitalares

1c6d2154d025be94de346299faa49f09_lPara combater problemas relacionados à infecção hospitalar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) está reestruturando a Coordenação Estadual de Infecções Relacionadas à Assistência a Saúde de Alagoas (Ceciras).

O setor vai atuar no combate à infecção hospitalar, que é definida como o contágio adquirido em uma unidade hospitalar ou após a saída, quando a infecção estiver relacionada ao tempo de internação e procedimento cirúrgico.

De acordo com a coordenadora do Ceciras, Cristiane do Nascimento, a reestruturação do setor marca o compromisso do Estado com a segurança dos pacientes. “A coordenação será composta por representantes de setores estratégicos da área na Sesau, a exemplo da Superintendência de Atenção a Saúde, Cerest [Centro de Referência em Saúde do Trabalhador], Vigilância Sanitária Estadual, além de membros do Cosems [Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas]”, explicou.

A nova coordenação se reportará à Agencia Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e atuará como uma assessoria técnica para as Comissões de Controle de Infecção Hospitalar que existem nas unidades de saúde.

A coordenadora destacou que grande parte das infecções pode ser evitada com a adoção de medidas de prevenção e controle baseadas em conhecimento técnico.

“Com o apoio da Sesau, as unidades poderão realizar um trabalho técnico capaz de proteger os pacientes e os trabalhadores da saúde”, ressaltou Cristiane do Nascimento.

Fonte: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *