Saúde incentiva implantação do teste rápido para detectar HIV e SIFILIS

98ec0092d694f3f780e032d45228a0f5_LAlagoas oferece o teste rápido para o diagnóstico de HIV e triagem da sífilis em 92 dos seus municípios. Para qualificar e ampliar o acesso da população aos exames, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) capacita, nesta segunda-feira (21), os profissionais de Enfermagem que atuam na Atenção Básica de Rio Largo.

De acordo com a técnica responsável pela Transmissão Vertical de HIV e sífilis da Sesau, Sheila Cristina dos Anjos, a iniciativa atende a um pedido do município. “Os profissionais já haviam participado do curso online ofertado pelo Ministério da Saúde, o Telelab, mas solicitavam uma capacitação prática sobre o assunto”, explicou Sheila, para que eles se sintam mais seguros quanto à realização do teste.

Dentre as temáticas abordadas pela técnica da Sesau, que ministra a capacitação, estão a realização e administração do teste rápido, e também o aconselhamento. Sheila ressaltou que o município de Rio Largo já possui o teste rápido implantado no hospital e agora pretende implantar também na Atenção Básica.

“É fundamental que o teste rápido seja disponibilizado na Atenção Básica porque ela é a porta de entrada para o atendimento da população”, destacou Sheila. Dessa forma, o diagnóstico precoce é essencial para a redução da transmissão vertical – quando a gestante pode passar a doença para o feto -, por meio da melhoria da qualidade ofertada na Atenção Básica durante o pré-natal.

Teste rápido – A oferta do teste o resultado sai em 20 minutos e com precisão de 99,99%. Caso o resultado do teste seja positivo para a presença do vírus HIV ou Sífilis, o paciente é encaminhado a um médico infectologista, que fará a análise da carga viral e a prescrição do tratamento.

Por: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *