Renan Filho entrega escola municipal construída pelo Governo em Quebrangulo

A Escola Municipal Professora Mirta Correia Costa, em Quebrangulo, no Vale do Paraíba, foi inaugurada nesta quinta-feira (25). O governador Renan Filho e o prefeito do município, Marcelo Lima, descerraram a placa de inauguração.

 

 

O governador destacou o trabalho desenvolvido pelo vice-governador Luciano Barbosa à frente da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que, com políticas públicas acertadas e obras estruturantes, tem melhorado os índices educacionais do Estado.

 

“Luciano é o secretário que está triplicando o número de ginásios de esportes nas escolas. No ano que vem vamos quadriplicar. Luciano já instalou 35 escolas em tempo integral e já reformou 115 escolas em Alagoas. Ele está revolucionando, fazendo o Estado viver um novo momento na Educação”, declarou.

 

A Escola Municipal Professora Mirta Correia Costa foi construída pelo Governo do Estado com recursos do Programa da Reconstrução. O prédio da antiga unidade de ensino, que funcionava no Centro da cidade, foi atingido pela enchente do rio Paraíba, em 2010.

 

 

O Governo do Estado edificou a nova escola no Sítio Bento de Barros, próxima da parte alta da cidade, e entregou as instalações ao município. A unidade de ensino possui 12 salas de aula, três laboratórios, biblioteca, auditório, quadra poliesportiva coberta e sala funcional.

 

As aulas tiveram início em fevereiro deste ano para os 957 alunos do Ensino Fundamental 2, do 6° ao 9° Ano, e Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

“Ganhamos mais do que esperávamos. Nossa escola ficou linda”, declarou a estudante do 9° Ano, Beatriz Dias Cavalcante, que solicitou a melhoria da estrada de acesso à unidade de ensino. O governador garantiu que executará a obra.

 

 

Renan Filho afirmou que Alagoas vai avançar ainda mais na qualidade da educação, por meio do programa Escola 10, uma articulação de esforços para melhorar o ensino público no Estado.

 

“Em dois anos, trabalhamos para que Alagoas, em 2015, fosse o segundo estado que mais cresceu no Ideb [Índice de Desenvolvimento da Educação Básica] nos anos iniciais no Brasil. Esse ano, com o Programa Escola 10, estamos trabalhando para Alagoas ser o Estado que mais vai crescer em qualidade da educação no Brasil, apoiando os municípios, os professores, e se dedicando a este trabalho”, avaliou Renan Filho.

 

Parceria

O prefeito de Quebrangulo agradeceu ao governador pela parceria em benefício do município. Ele disse que Renan Filho é um gestor atencioso e acessível. A pedido de Marcelo Lima, ele garantiu que vai promover melhorias estruturais nos prédios da Secretaria Municipal de Saúde e de um posto da rede da atenção básica, além da recuperação do Casarão dos Barros (Palácio), imóvel histórico do município.

 

“Você sabe que não é fácil ser prefeito de um município pequeno e sem recursos como Quebrangulo. Política não se faz sozinho, mas nossa cidade conta hoje com dois grandes amigos: Renan Filho e Luciano Barbosa, e vive o seu melhor momento”, enfatizou o prefeito.

 

 

Ele recordou, ainda, que logo nos primeiros meses de sua gestão, o Governo do Estado disponibilizou um trator, perfurou oito poços artesianos, entregou 10 kits de irrigação, sementes para a safra 2017, dentre outros benefícios. Marcelo Lima pediu e foi atendido pelo governador, que apoiará financeiramente a tradicional Festa da Cultura, evento que acontece em setembro.

 

Aos alunos da escola recém-inaugurada, Renan Filho mandou um recado: “Transformem essa nova escola numa grande oportunidade para as suas vidas. A única coisa que ninguém pode tirar de vocês é o que vocês colocam em suas cabeças, é o conhecimento. E qualquer mudança verdadeira na vida de uma pessoa só vem pelas portas da educação”, aconselhou.

 

 

A secretária de Estado do Esporte, Lazer e Juventude, Cláudia Petuba, participou da solenidade de inauguração da escola e, ao lado de Renan Filho, fez a entrega de materiais esportivos aos alunos: 50 coletes, 90 medalhas e 10 bolas de futsal.

 

Governo Presente

 

A solenidade de inauguração da Escola Municipal Professora Mirta Correia Costa fez parte da programação da 11ª edição do Dia D Governo Presente, cujo objetivo é aproximar, integrar e levar cidadania aos quatro cantos do Estado. A realização é do Gabinete Civil.

 

Na oportunidade, foram levadas ações e serviços gratuitos à população nas áreas da saúde, educação, esporte e lazer, meio ambiente, agricultura, dentre outros. Antes da inauguração, o governador e sua comitiva visitaram as arenas instaladas no Centro de Quebrangulo, onde os atendimentos ao público foram realizados.

Por: Severino Carvalho/ Agência Alagoas 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *