Policlínica Lessa de Andrade começa a atender bebês com microcefalia

Sem títuloG1

A partir desta segunda-feira (4), a Policlínica Lessa de Andrade, no bairro da Madalena, na Zona Oeste do Recife, começa a atender bebês com microcefalia. Até então, as únicas unidades de saúde no Recife capacitadas para atender as crianças com a malformação e as mães eram o Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc), o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), o Hospital Agamenon Magalhães e o Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (Cisam).

No local, há um ambulatório multiprofissional especializado em desenvolvimento infantil, com foco em estimulação sensoperceptiva e psicomotora. Os pacientes com a malformação podem receber atendimentos nas áreas de pediatria, neuropediatria, terapia ocupacional, nutrição, enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social e psicologia.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, houve a contratação de oito profissionais especializados para atender os bebês com microcefalia. “Em dezembro, contratamos neuropediatras, fonoaudiólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Esses profissionais vão atuar junto a outros especialistas deslocados para a Lessa de Andrade para fazer os atendimentos específicos”, explica.

O encaminhamento de pacientes à unidade de saúde será feito por meio do Sistema de Regulação, tanto para usuários de áreas cobertas ou não pela Estratégia de Saúde da Família.Gestantes que suspeitam de microcefalia no feto também podem ser recebidas na policlínica para acompanhamento psicoemocional.

Interior
Em Pernambuco, a Secretaria Estadual de Saúde garantiu que 19 hospitais e unidades de atenção especializada passarão a atender bebês com microcefalia em 2016. As unidades de saúde estão espalhadas por municípios como Caruaru, Serra Talhada e Petrolina e tiveram investimento de R$ 15 milhões para estruturação. Ainda não há uma previsão concreta de quando o atendimento a bebês com microcefalia será iniciado.

Por: G1 PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *