Oficina “Nós somos o trânsito” abordará a segurança viária durante a 9ª Bienal do Livro

Texto de Mácio Amaral

“Nós Somos o Trânsito: Quem é você neste imenso espaço social?” É com esse questionamento que o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) e instituições parceiras do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) irão discutir, neste domingo (03), durante a 9° Bienal Internacional do Livro, de que forma se pode tornar o trânsito mais seguro e humanizado para todos.

A oficina irá ocorrer das 11h às 13h, na sala 1 do Pavilhão das Oficinas da Bienal. O projeto foi inscrito e selecionado pela comissão organizadora através de uma chamada pública por edital da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que avaliou propostas para a programação do evento. De acordo com a coordenadora do PSVM e idealizadora da oficina, Edira Soares, o objetivo é oferecer aos participantes uma proposta de reflexão e participação interativa que leve à discussão sobre o papel de cada um no trânsito.

Ela explica que a oficina abordará o primeiro contato de cada pessoa com o trânsito desde a infância, à medida que a criança cresce e se depara com os desafios no trânsito – calçadas, veículos e a forma de atravessar. “Vamos falar do uso do transporte individual, coletivo, da bicicleta, e, a partir dos objetivos de deslocamento, vamos pensar sobre os riscos do trânsito e o uso dos equipamentos de segurança”.

: Atividade irá ocorrer das 11h às 13h, na sala 1 do Pavilhão das Oficinas da Bienal (Divulgação)

Edira reforça o pioneirismo do Plano de Segurança Viária em integrar a Bienal.  “Toda a oficina será conduzida pela equipe PSVM. Eu fiquei muito feliz por sermos selecionados. É a primeira vez que a equipe vai atuar em um evento desses. Estaremos levando música ao vivo. O início também será bem lúdico com a apresentação de fantoches”, conta.

O diretor-presidente do Detran/AL, Adrualdo Catão, ressalta a necessidade em abordar a segurança no trânsito de forma contínua e integrada. “Todos nós fazemos parte do trânsito e somos afetados por ele, de alguma forma. Então é importante que esse tema seja discutido num evento tão grande como a Bienal Internacional do Livro. O PSVM é um projeto que vem alcançando cada vez mais públicos e essa será mais uma oportunidade de envolver mais atores que pensem e proponham soluções para os desafios do trânsito”, afirma.

Participarão do evento a operação Lei Seca de Alagoas, a equipe de educação para o trânsito do Detran, a Escola Estadual Costa Rego e a 5° Gerência Regional de Educação de Arapiraca. As inscrições para a oficina “Nós Somos o Trânsito: Quem é você neste imenso espaço social?” poderão ser feitas em até 30 minutos antes do início e contará com a entrega de certificado de participação. 

Por: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *