Municípios devem cumprir exigências para participar da Operação Carro-pipa

Municípios que estão em situação de emergência por causa da seca devem cumprir exigências  determinadas pela Associação dos Municípios Alagoanos e a Defesa Civil Estadual para poder participar da Operação Carro-pipa e receber abastecimento. A lista de critérios foi divulgada nesta terça-feira (10).

O presidente da AMA, Marcelo Beltrão, diz que está fazendo vigília no Palácio do Governo do Estado para garantir que o pedido dos prefeitos dos 36 municípios afetados pela estiagem seja atendido.

Segundo Beltrão, esta é uma pauta prioritária da entidade. “Na última segunda-feira, entregamos  ao governador um documento com uma radiografia dos municípios atingidos e a situação é dramática, pois mais de 415 mil pessoas são atingidas pela falta de água”, disse.

Renan Filho (PMDB) e o coordenador da Defesa Civil, Major Moisés, afirmaram que após se enquadrarem nos critérios e depois da publicação do edital para credenciamento dos pipeiros, os municípios terão a ajuda garantida. A previsão é que o edital deve ser publicado na próxima semana.

De acordo com a AMA, além da redução na reserva hídrica existente nas cidades sertanejas, a seca tem provocado perdas significativas na agricultura, agropecuária, e compromete ainda a qualidade de vida da população.

Por: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *