Municípios da região Sul de Alagoas vão implantar coleta seletiva de resíduos sólidos

Aprovado pela Assembleia, a Lei Estadual de Resíduos Sólidos, que deve ser sancionada pelo governador Renan Filho (PMDB) ainda esta semana, já começou a mobilizar os municípios alagoanos na busca e preservação do meio ambiente, e claro, considerar os resíduos como fonte geradora de emprego e renda.

Os 14 municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Sul do Estado (Conisul), – Penedo, Jequiá da Praia, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Porto Real do Colégio, São Brás, Igreja Nova, Boca da Mata, Campo Alegre, Teotônio Vilela, Junqueiro, São Miguel dos Campos, Coruripe e São Sebastião -, durante reunião semanal dos prefeitos na sede da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA),em Maceió, assinaram adesão ao programa coleta seletiva de resíduos sólidos.

A iniciativa que deve entrar em prática no segundo semestre de 2015, busca acabar com o descarte de resíduos em locais inapropriados. Além diminuir a contaminação do ambiente e tornar a seleção fonte de renda e emprego para os catadores de materiais recicláveis.

O ato oficial que marca a participação dos municípios da região Sul do estado contou com a presença do presidente do Conisul e prefeito de Penedo, Marcius Beltrão (PDT), o secretário do secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Alexandre Ayres e do diretor-presidente do Instituto do Meio Ambiente, Gustavo Lopes.

Portal de apoio

Buscando ajudar todos os envolvidos na inciativa, tirar dúvidas e contribuir com o planejamento de ações com relação ao programa coleta seletiva de resíduos sólidos, a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), durante o ato e apresentação do programa aos representantes dos 14 municípios integrantes, ainda lançou um hotsite.

O portal servirá como forma de acompanhar os trabalhos e atividades de gestão e gerenciamento de resíduos em todo estado. Com o site, a sociedade poderá acompanhar a elaboração de programas e projetos, além da execução.

Para conhecer o website e acompanhar o programa coleta seletiva de resíduos sólidos basta acessar www.residuossolidos.al.gov.br.

Por: Aqui Acontece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *