Médicos e enfermeiros dos municípios de AL serão capacitados sobre Febre do Mayaro

Mesmo sem o registro de casos da Febre do Mayaro em Alagoas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com o Conselho Regional de Medicina de Alagoas (Cremal), estará realizando uma série de capacitações para os médicos e enfermeiros que atuam no Programa Saúde da Família (PSF) dos 102 municípios alagoanos.

A capacitação irá preparar as equipes para o diagnóstico e tratamento da doença, que também é transmitida pelo Aedes aegypti. Os municípios de seis das dez regiões de saúde já foram capacitados em dezembro passado e os demais serão treinados até o dia 20 deste mês.

 

De acordo com a técnica do setor de combate a dengue, Zyka e chikungunya, Isis Castro, a Febre do Mayaro é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um arbovírus (vírus transmitido por artrópodes) através do mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue, zyka e chikungunya. “Ainda não existem casos registrados em Alagoas, mas a gestão estadual já encontra-se preparada para atender a população”, ressaltou.

Capacitações – As capacitações terão sequência nesta quinta-feira (12) em Maragogi com representantes da II Região de Saúde, que concentra as cidades de São Luís do Quitunde, Passo do Camaragibe, São Miguel dos Milagres, Matriz de Camaragibe, Porto de Pedras, Japaratinga, Porto Calvo, Maragogi e Jacuípe.

No dia 13, o curso acontece em São Miguel dos Campos, com profissionais que atuam na V Região de Saúde, formada por Anadia, Boca da Mata, Campo Alegre, São Miguel dos Campos, Roteiro, Junqueiro e Teotônio Vilela.

A iniciativa continua no dia 19, em Arapiraca, com as cidades de Taquarana, Limoeiro de Anadia, São Sebastião, Feira Grande, Arapiraca, Coité do Nóia, Craíbas, Lagoa da Canoa, Feira Grande, Campo Grande, Olho D´água Grande, Traipu, Girau do Ponciano, Belo Monte, Batalha, Jacaré dos Homens, Jaramataia e Major Isidoro que compõem a VII Região de Saúde.

O ciclo de capacitações será concluído no dia 20, em Coruripe, com os técnicos que atuam nas cidades de Jequiá da Praia, Coruripe, Feliz Deserto, Piaçabuçu, Penedo, Igreja Nova, Porto Real do Colégio e São Brás.

Por: Traipu Notícia com Agência Alagoas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *