Mantenha-se em forma

Mantenha-se em Forma

 

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A maioria das pessoas sabe que é importante manter a forma, não necessariamente, precisam ser atletas.

Estar em forma é simplesmente a capacidade de dar conta de todas as atividades e/ou tarefas cotidianas sem ficar exausto, sem perder o folego (ofegante).

As pessoas geralmente sabem que os exercícios fazem bem à saúde, mas sempre protelam o inicio de um programa de melhoria do condicionamento físico, com uma lista de desculpas por não exercitar o corpo e fazem parte de um grupo de pessoas que ficam fora de forma sem se dar conta disso. – A lista de desculpas é interminável e as mais variadas – Falta de tempo, cansaço, falta de preparo físico, por não ter tempo devido: trabalho, a filhos; esposo (a), etc. Que impedem a pretensão de realizar atividade física e manter-se em forma.

O que é atividade física?

Atividade física (A.F.) – é qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos, que resultem em gasto energético que os níveis de repouso. Os exercícios devem ser realizados por todos, em todas as idades e de forma regular, mas antes de deixar de ser sedentários, deve-se marcar uma avaliação médica, principalmente as pessoas com doenças pré-existentes. Idealmente os exercícios devem realizados de 3 a 5 vezes por semana, mas pode-se começar devagar, fazendo apenas duas vezes por semana, durante 30 a 60 minutos diários, e a partir dos dois [semana, pode-se aumentar a frequência para 3 a 4 vezes por semana].

Segundo a Sociedade Brasileira Endocrinologia e Metabologia são necessárias de pratica de exercícios de atividade moderada, durante 30 minutos por dia para que o cidadão deixe de ser considerado sedentário, sendo que os trinta minutos podem ser contínuos ou divididos em três períodos de 10 minutos cada. O mais importante é você praticar alguma atividade física que adapte ao seu estilo de vida e que seja do seu agrado. Pequenas modificações no hábito de vida diário, – como subir escada, saltar do transporte coletivo um pontos antes, passear com o cachorro, varrer, cuidar do jardim, lavar o carro, etc. – podem ajuda-lo a movimentar mais e servir como estímulo para o inicio da atividade física diária.

Os benefícios da A.F. ocorrem para as pessoas que se exercitam com regularidade.

Exemplo de Atividade Moderada: caminhada em ritmo acelerado; hidroginástica, passeio de bicicleta. Atividade física intensa: corrida, basquete, ciclismo, natação.

A.F. melhora a sensação de bem-estar, diminuem a ansiedade e a probabilidade e depressão, por liberarem no organismo uma substancia chamada Serotonina (““ ““ ““ ““ ““ hormônio conhecido como “a” molécula da felicidade”), melhora o humor, diminui o apetite, a perda de   gordura, enrijece os músculos .

Resumo dos principais benefícios da atividade física:

– Combate o excesso ou ajuda a manter o peso.

            – melhora a autoestima

            – diminui a depressão

            – Melhora o rendimento intelectual e ou escolar por melhora na aprendizagem

            – diminui o stress e o cansaço diário

-Melhora a postura

-Melhora a aparência da pele

– Previne doenças

-Fortalecimentos dos ossos e articulações

Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: as mulheres, idosos, pessoas de nível socioeconômico mais baixo e os indivíduos incapacitados. Observou-se que as pessoas reduzem, gradativamente, o nível de atividade física, a partir da adolescência. Favorecendo um aumento da obesidade, diabetes, cardiopatias e outras doenças. Nota-se também que adultos níveis regular e adequado de atividade física podem reduzir o risco de hipertensão, doença coronariana, diabetes, câncer de mamãe de cólon, e risco de quedas. Além disso, aumenta a socialização e melhora na qualidade de vida.

Em outras oportunidades, falaremos como evitar risco ao se exercitar. Agora chegou a hora: Mexa-se.

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Dr. Paulo Santos

Iniciou o curso de medicina na UFPE, se transferindo para a UFAL, no 5º ano, sua formatura foi em 1985 Especializações: Saúde Pública; Saúde da família e Comunidade Foi Secretário de Saúde de Traipu de 94/96 e Coordenador de saúde da 6ª região de saúde em Alagoas 93/94.

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