Mais de 16 mil pessoas solicitaram emissão de certificação do ensino médio

large (1)O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), autorizou as unidades certificadoras do exame a emitirem certificado de conclusão do ensino médio para todos os candidatos que atingiram a pontuação exigida nas provas, sejam maiores de 18 anos e desejem obter o documento. Essa decisão vale, inclusive, para aqueles que, no ato de inscrição no Enem, não informaram oficialmente a intenção de adquirir o certificado.

De acordo com manual divulgado pelo instituto na tarde desta quarta-feira (13), “os participantes que no ato da inscrição não indicaram interesse pela certificação (ou declaração parcial de proficiência) possuem, mesmo assim, direito a apresentar solicitação diretamente às instituições certificadoras, desde que atendam aos requisitos previstos na LDB e no processo de certificação por cada instituição certificadora”.

Isto significa dizer que o candidato pode solicitar a emissão do certificado de conclusão do ensino médio à Secretaria de Estado da Educação (Seduc) mesmo que não tenha marcado a opção certificação no ato de inscrição do Enem. Até então, esta informação era uma prerrogativa para a emissão do certificado.

No entanto, as regras básicas para a certificação permanecem as mesmas: o candidato precisa ser maior de 18 anos e ter atingido pontuação mínima de 450 pontos nas quatro áreas de conhecimento e 500 na redação”, informou Maria do Carmo Silveira, superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação.

O que fazer – A solicitação de emissão de certificado de conclusão do ensino médio deve ser feita pelo próprio candidato no setor de Supervisão de Inspeção e Orientação da Seduc, na sala 13 da Escola Estadual José Correia da Silva Titara, no Cepa, bairro do Farol, no horário das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Além dos documentos de identificação (RG e CPF), é preciso apresentar o Boletim de Desempenho, com seu resultado no Enem 2015. Esse documento pode ser acessado por meio do site oficial do Enem, utilizando para isso a senha disponibilizada pelos organizadores do exame, durante a sua inscrição.

Prazo – De acordo com Juliana Cahet, supervisora de orientação e inspeção escolar da Seduc, 16.686 pessoas optaram pela certificação no Enem de 2015 em Alagoas. “A certificação, quando solicitada, tem até 45 dias para ser entregue. No entanto, estamos entregando num prazo muito menor para aqueles os inscritos no Sisu, que precisam do certificado para a matrícula nas universidades”, afirma Juliana.

A Seduc é a única instituição autorizada pelo Ministério da Educação (MEC) a emitir a certificação de conclusão do Ensino Médio via Enem em Alagoas. Segundo Juliana Cahet, é importante que o inscrito no Sisu solicite o quanto antes o procedimento para que o documento seja emitido o mais rápido possível. “Quem não tem pressa, mas deve precisar do certificado em outro momento, tem até o final do ano para solicitá-lo”, explica.

Por: Agência Alagoas

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