JÁ VEM CHEGANDO O VERÃO!

solTudo tem seu lado bom e ruim, e com o verão não poderia ser diferente. A estação do ano que traz consigo dias mais iluminados, mais propícios ao lazer, as praticas esportivas, etc.., vem também acompanhado de temperatura mais quentes e de sol mais castigante.

Com o Sol, acontece o mesmo. Os raios ultravioletas que são saudáveis para a pele( fornecem diversas vitaminas ) podem também acabar prejudicando sua pele, e até provocando doenças sérias, desde que não seja aproveitado de maneira correta.
Os raios violetas são um dos responsáveis por dar vitamina D ao nosso organismo, que por sua vez é excelente para o sistema imunológico ( defesa do corpo ) , para prevenir o câncer  e ótimo para a saúde dos ossos, entre outros benefícios, mas também a exposição sem cuidado podem trazer inúmeros malefícios.

Nossa cidade, agraciada por Deus, e incrustada na margem do nosso magnifico Rio São Francisco, favorece pela sua exuberância de suas belezas naturais,favorece  tanto a maior exposição ao sol, por lazer, como por atividades esportivas e /ou profissionais ( pesca; trabalho rural ).

OS BENEFÍCIOS

A exposição podem fornecer vitamina D,melhora do sistema imunológico, previne o câncer, diminui o colesterol ( converte em hormônios ), na falta de exposição a luz solar, acontece o contrário, os hormônios são transformados em colesterol.

É sempre saudável curtir o sol, principalmente no verão, mas é muito importante lembrar que deve-se aproveitar com muito cuidado. A exposição sem os cuidado adequado, pode causar envelhecimento precoce da pele, com aparecimento de linhas de expressão e rugas. É possível ainda acontecer o desenvolvimento de inúmeras doenças, inclusive o câncer de pele, muito frequente em nosso pais.

ENTENDA O QUE  É  RADIAÇÃO UV

A radiação  ultravioleta (UV), emana em conjunto com a radiação solar – embora corresponda a apenas 7% de seu total – e está diretamente associada ao câncer de pele e ao envelhecimento cutâneo. A radiação penetra na pele atingido a derme e desencadeia reações imediatas ou tardias, como eritema, bronzeamento e tumores cutâneos.

Divide-se a radiação  UV em três tipos:

  • UVA –  é uma das principais no fotoenvelhecimento e pelo câncer de pele, pois penetra profundamente na pele e sua intensidade varia pouco no decorrer do dia.
  • UVB – penetra mais superficialmente na pele, e tem incidência mais acentuada  no verão , especialmente entre 10 e 16 horas, sendo ela responsável pelas vermelhidão na pele e pelas queimaduras solares.
  • UVC – estas radiações não atinge a terra.

Assim , a exposição ao sol requer o uso de protetor solar com FPS  ( Fator de Proteção Solar ) 15 ou mais – aplicados  meia hora antes de sair ao sol, mesmo em dias nublados ou chuvosos.

Recomenda-se também o uso de bonés , camisetas e guardas -sóis, sempre que for se expor ao sol em prais, rios, parques e piscina, que seja em atividades de lazer ou  a trabalho. Outra atitude essencial é reaplicação do protetor a cada  duas ou três horas. Bebês  a partir dos seis meses, crianças e adolescentes devem se submeter aos mesmos rituais  de proteção dos adultos. sendo que para os bebês  recomenda-se  uso de produtos específicos.

Recomenda-se ainda  evitar se expor ao sol entre 10 e 16 h, e que se for imprescindível a exposição que sejam tomadas as recomendações acima.

Considerando-se que os danos provocados pelo abuso da exposição solar é cumulativo, é importante que cuidados  especiais sejam tomadas desde a infância mais precoce.

A conscientização das pessoas para uso racional da exposição  ao sol, é necessário, que as escolas, através dos professores, estimulem as crianças e jovens  a fazerem o cuidado adequado frente a exposição à luz solar, como também a  SMS ( Secretaria Municipal de Saúde ) promova campanhas de conscientização  das pessoas em geral, principalmente em nossa cidade onde além  das atividades de lazer e esportivas são propicias, também muitos dos nossos conterrâneos  se  expõe   ao sol pela necessidade do trabalho como os trabalhadores rurais; pescadores entre outros..)

Por: Blog do Dr. Paulo

Foto: Ilustração/reprodução

Avatar

Dr. Paulo Santos

Iniciou o curso de medicina na UFPE, se transferindo para a UFAL, no 5º ano, sua formatura foi em 1985 Especializações: Saúde Pública; Saúde da família e Comunidade Foi Secretário de Saúde de Traipu de 94/96 e Coordenador de saúde da 6ª região de saúde em Alagoas 93/94.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *