Forum Estadual de Conselheiros Tutelares reuniu em Maceió presidentes de Conselho Tutelar e CMDCA

DSC07129Na manhã desta Quarta-feira(01) o Fórum Estadual de Conselheiros Tutelares, reuniu no Auditório da AMA, em Maceió, presidentes dos Conselhos Tutelares e Conselhos Municipais de Direito de Crianças e Adolescentes (CMDCA) do estado de Alagoas.

Na ocasião foram tratados assuntos inerentes ao processo de eleição dos novos membros do Conselho Tutelar do estado, onde o pleito acontecerá de forma unificada em todo o Brasil no mês de Outubro.

A reunião foi presidida pelo Dr. José Edmilson Souza, presidente do fórum, lotando o auditório de participantes. Muitas dúvidas foram tiradas e situações esclarecidas no tocante as mudanças da legislação.

  • Na ocasião presidentes dos órgãos discutiram pautas, como:
  • Quem poderá ser candidato;
  • Quais as exigências;
  • De que forma o Pleito Ocorrerá (Cédulas x Urnas Eletrônicas);
  • Quem arcará com os custos do processo;
  • Papel do MP;
  • Papel dos Fiscais dos candidatos;

Entre várias outras situações.

A reunião teve fim as 13 horas e o que pôde ser visto, foram participantes satisfeitos com o que viram e ouviram.

Muitos Conselheiros aproveitaram a oportunidade para conversar e expor ao Dr. José Edmilson Souza, situações vivenciadas nos municípios, onde muitos prefeitos tentam utilizar o veículo do Conselho Tutelar para outras finalidades, como, Ambulância entre outros. Situação ilegal, visto que no termo de sessão, destaca a Exclusividade para uso do veículo pelo Conselho Tutelar.

Conselheiros Tutelares que enfrentam retaliações por algumas prefeituras, em virtude do órgão estar desempenhando corretamente suas funções, lutando e cobrando a operacionalidade dos direitos de crianças e adolescentes como destaca a Lei Federal 8.069/90, (ECA), Estatuto da Criança e do Adolescente), fato que não tem agradado vários gestores que não tem comprometimento com a causa da Criança e do Adolescente, tão pouco entendimento da supracitada Lei.

Por: Jônatas Pedro/Traipu Notícia

GALERIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *