Escola Viva, da TVE Alagoas, discute depressão no ambiente escolar

large (1)O Escola Viva desta semana fala sobre a depressão no ambiente escolar, que já é a principal causa de afastamento de professores da sala de aula. Para discutir o assunto, Anete Carvalho recebe a Superintendente da Perícia Médica e Saúde Ocupacional do Estado, Maria Esther Carvalho; e com Wilza Pinheiro, psicóloga, diretora da ONG Cavida e autora do livro “Comportamento Suicida na Escola para Pais e Mestres”. O programa semanal vai ao ar de segunda (08) a sexta (12), sempre às 12h30, pela TVE Alagoas (Canal 03 da TVE Aberta e 06 da NET).

Se antes as doenças que mais afastavam os professores da sala de aula eram as lesões por esforço repetitivo (LER) e problemas nas cordas vocais, hoje o quadro mudou: os transtornos psiquiátricos, principalmente ansiedade e depressão, já ocupam o primeiro lugar neste ranking. O problema é agravado, segundo os docentes, pelo excesso de trabalho e pela falta de respeito na sala de aula.

Durante o programa, a Superintendente da Perícia Médica e Saúde Ocupacional do Estado, Maria Esther Carvalho, explica quais são as causas desse número tão grande de afastamentos de professor por transtornos psiquiátricos; quanto tempo dura esses afastamentos para tratamento dos transtornos;   e se o Estado já tem ou planeja ter algum tipo de programa de apoio que ajude os professores a lidar melhor com situações estressantes no trabalho, evitando assim a necessidade de licença médica, dentre outras questões.

Já a psicóloga Wilza Pinheiro, bate um papo com Anete Carvalho sobre o seu livro “Comportamento Suicida na Escola para Pais e Mestres”. Ela fala também sobre quais são os sinais de alerta que se pode observar quanto ao comportamento suicida; se a depressão é a causa mais comum; se os nossos educadores estão preparados para lidar com o comportamento suicida de seus alunos; e como a família deve lidar com o problema.

Por: Agência Alagoas

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *