Corpo de Bombeiros promove curso de ações preventivas para empresas

2032836c2546afa367d6fbd5aecfc02d_LO Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas promoveu um curso de ações preventivas manhã desta terça-feira (5), voltado para funcionários de empresas que firmaram parcerias em eventos e ações da corporação em 2016.

A ação, e ocorreu na faculdade Estácio, na Jatiúca, faz parte da programação da Semana do Bombeiro, realizada de 30 de junho a 7 de julho. Foram quase quatro horas de orientações voltadas para sistemas preventivos, combate a incêndios e atendimento pré-hospitalar.

O subcomandante-geral da corporação, coronel Paulo Marques, falou da importância de ações como essa para disseminar a cultura da prevenção. “Precisamos tratar o local que trabalhamos como se fosse a nossa casa. É preciso ter todo um cuidado para identificar possíveis problemas para prevenir acidentes. O acidente só acontece quando a prevenção falha”, disse o coronel.

A primeira palestra foi ministrada pelo capitão Luiz Diego e abordou sistemas preventivos e assuntos como o Código de Segurança Contra Incêndio e Pânico, procedimentos para regularização de edificações, projetos de segurança, critérios para obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, sistemas e equipamentos obrigatórios para segurança, entre outros.

O capitão falou da importância de se cumprir normas de segurança e citou o caso trágico da boate Kiss, que matou centenas de pessoas na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul. “O caso foi um divisor de águas para os Corpos de Bombeiros de todo o país. A partir daquela ocorrência, as corporações correram atrás para criar legislações mais rigorosas e detalhadas, a fim de evitar novas tragédias”, comentou.

Incêndio

 

O soldado Thiago Aragão apresentou noções básicas de segurança e combate a incêndio. Entre elas, as características do fogo, manuseio de extintores, procedimentos preventivos e principais causas de incêndios em estabelecimentos como curtos-circuitos.

 

Para Sílvio Silva, brigadista de um shopping center da capital, as orientações dos bombeiros são fundamentais para as empresas. “Esse treinamento de quem trabalha diariamente com incêndios é fundamental para ajudar na prevenção de acidentes. O treinamento aqui realizado contribui para disseminar o conhecimento dentro das empresas. Cada um aqui presente será um multiplicador de conhecimento”, disse.

Primeiros-socorros

Finalizando as atividades, uma terceira palestra sobre atendimento pré-hospitalar abordou os procedimentos para primeiros-socorros em diversas situações, com demonstração prática. O soldado Antônio Nunes apresentou casos bastante comuns atendidos pelos bombeiros, como engasgos, traumas, imobilizações de vítimas, desobstrução de vias aéreas e hemorragias.

Por: Traipu Notícia com Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *