Casal suspende abastecimento de água em oito municípios de Alagoas

perda_psiculturaOito municípios no Sertão de Alagoas começam a ser abastecidos por meio de carros-pipa nesta quarta-feira (9). A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) suspendeu o fornecimento na região após o aparecimento de uma mancha de sujeira em um trecho do Rio São Francisco, em Delmiro Gouveia. Não há previsão para restabelecer o serviço.

De acordo com a Casal, a extensão do rio afetada faz parte do sistema Captação Salgado, que atende as cidades de Delmiro Gouveia, Água Branca, Pariconha, Inhapi, Mata Grande, Canapi e Olho D’Água do Casado e Piranhas.

A companhia decidiu suspender o abastecimento nestas cidades desde quarta (8) como medida preventiva. “Técnicos da Casal e da Chesf estão no local coletando amostras da água para realizar análises e descobrir como tratar o problema. Até então, não sabemos o que é a sujeira, nem de onde veio, mas ela tem uma coloração marrom”, explica o gerente da Unidade de Negócio Sertão, João Neto.

Segundo a Casal, o problema pode ter acontecido devido à mudança no regime de vazão do Velho Chico, causando um desequilíbrio na composição da água. Além disso, a companhia recebeu informações que dão conta da abertura recente de comportas do reservatório da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso.

Com isso, toda a água represada há décadas desceu rio abaixo, ficando retida entre a captação Salgado e a represa de Xingó, em Piranhas.

Análises
O Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) anunciou na última quarta-feira (8) que, a partir de maio, a qualidade da água do Rio São Francisco será monitorada bimestralmente nos 11 municípios do estado localizados em sua margem.

As amostras coletadas serão analisadas a partir de uma parceria firmada entre o IMA, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal), o Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHSF).

Por: G1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *