Alagoas deve criar seis centros integrados da PM e PC

miniatura (1)O secretário de estado de Defesa Social e Ressocialização (Seres), Alfredo Gaspar de Mendonça, anunciou, na tarde desta segunda-feira (23), que o governo de Alagoas planeja construir até seis centros para atuação integrada das policiais Civil e Militar. Os centros vão funcionar na capital e interior do estado. Os modelos que devem ser construídos em Alagoas, ainda em 2015, têm como referência os núcleos integrados empregados durante a Copa do Mundo do Brasil, em 2014.

O encontro, que contou com a presença de integrantes do Conselho Estadual de Segurança Pública (Conseg), teve como objetivo traçar ações para a redução dos índices de criminalidade, especialmente os crimes contra a vida. “A prioridade é a redução no número de homicídios. Para tal, algumas ações serão executadas ainda este ano, garantindo mais estrutura às forças de segurança pública”, explicou Gaspar.

Ainda segundo o secretário, o encontro também discutiu a necessidade de apoio do Conseg para o uso das verbas do fundo da Segurança Pública. Atualmente, o fundo dispõe de cerca de R$ 7 milhões, com a secretaria pretendendo utilizar o montante na aquisição de equipamentos de trabalho para os policiais, a exemplo de motocicletas para militares da Radiopatrulha.

Na oportunidade, o presidente do Conseg, Maurício Breda, comunicou ao secretário que a finalidade do fundo do segurança pública ‘é justamente a melhoria da operacionalidade da segurança pública, não havendo barreira alguma em utilizá-lo para a execução das ações de combate ao crime’.

Sistema prisional

Ainda no encontro, o secretário reconheceu que o sistema prisional alagoano está com a ocupação máxima e que há a necessidade de se construir novos presídios. Ele lembrou ainda a necessidade de se melhorar o sistema de ressocialização. “Hoje, pouco mais de 60% dos reeducandos beneficiados com a tornozeleira caem na reincidência”, destacou o secretário.

Por: Gazeta Web

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *