3º BPM comemora 37 anos no Agreste

Assessoria de comunicação do 3º BPM

O Terceiro Batalhão da Polícia Militar de Alagoas, Batalhão Tenente João Bezerra da Silva, realiza de 22 a 26 de outubro atividades em comemoração ao aniversário de 37 anos de sua instalação na cidade de Arapiraca.
Programação
Dia 22 – 08:00h Abertura das atividades com Torneio de Futebol Society na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) de Arapiraca.

Dia 23 – 08:00h Continuidade do torneio de Futebol na AABB
Dia 23 – 07:30h Corrida Rústica, com largada do 3° BPM.

Dia 24 – 08:00h Enceramento do Torneio de Futebol na AABB
Dia 24 – 08:00h Missa em Ação de Graças e homenagens a militares na capela do 3° BPM

Dia 25 – 08:00h Competição do Tiro no Estande do 3° BPM
Dia 26 – 08:00h Enceramento do evento com a realização de Torneio de Hipismo na sede do 3° BPM, evento esse aberto ao público, para tal uma grande estrutura está sendo montada para receber o público de Arapiraca e região.

HISTÓRIA CRONOLÓGICA DO BATALHÃO
23 de Julho de 1936
Criação do 2º Batalhão de Infantaria da Força Policial em Maceió/AL, sendo deslocado para Santana do Ipanema/AL, tendo como primeiro comandante o Coronel José Lucena de Albuquerque Maranhão, maior inimigo conhecido do cangaceiro Lampião.

28 de Julho de 1938
A famosa volante do Tenente João Bezerra da Silva põe fim ao cangaceiro Lampião e seu bando. Após o massacre de Angicos e voltando a paz ao Sertão, o 2º Batalhão foi reinstalado em Maceió/AL.

08 de Janeiro de 1961
Novamente devido ao clima de intranquilidade, o 2º Batalhão retorna à cidade de Santana do Ipanema/AL.

31 de Julho de 1962
Retomada a paz em Santana do Ipanema/AL, o 2º Batalhão retorna à capital alagoana com sede nas instalações da atual Academia de Polícia Militar de Alagoas, tendo como locação, onde hoje está instalado o auditório.

24 de Março de 1977
O 2º Batalhão é transformado em 3º Batalhão de Polícia Militar e recebe o nome de “Batalhão Coronel Lucena”, em homenagem ao seu primeiro comandante.

23 de Outubro de 1982
O 3º BPM é deslocado para a cidade de Arapiraca/AL, para atuação no Agreste e Sertão do Estado de Alagoas, com um efetivo inicial de aproximadamente 350 homens, e um busto em homenagem ao Coronel Lucena Maranhão, é erguido em sua sede. Nesta data é comemorado o aniversário da Unidade em Arapiraca.

Ano de 1992
É denominado “Batalhão Tenente João Bezerra da Silva”, em homenagem ao comandante da volante alagoana que exterminou Lampião em 28 de julho de 1938.

Também no ano de 1992
É criado o 7º BPM em Santana do Ipanema/AL, para atuação no Sertão do Estado, herdando a antiga denominação do 3º BPM: “Batalhão Coronel Lucena”, e o busto erguido em Arapiraca é transferido para Santana do Ipanema, onde permanece até os dias atuais.

Sobre o Tenente João Bezerra
O Batalhão Tenente João Bezerra da Silva – 3º BPM, relata a passagem de um dos homens que mais marcaram a briosa Polícia Militar do Estado de Alagoas, rendendo-lhe esta justa homenagem, provocada por seu grandioso feito histórico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *