Renan Filho afirma que concursos são importantes para seguir reduzindo violência em Alagoas

Texto de Severino Carvalho

O governador Renan Filho afirmou que os concursos públicos para a Polícia Militar de Alagoas (PM/AL) e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM/AL) são muito importantes para o Estado dar sequência às políticas públicas de segurança que vêm reduzindo os índices de violência em Alagoas. Os editais para os certames foram publicados nesta segunda-feira (31), no Diário Oficial do Estado (DOE/AL), como havia anunciado o governador.

 

“Os concursos são muito importantes para dar sequência ao trabalho de redução da violência em Alagoas. Nós, inicialmente, acabamos com o Gabinete Militar em diversos setores, colocando mais homens nas ruas e convocamos a reserva técnica da Polícia Civil. Estamos fazendo os maiores investimentos em segurança pública que o Estado de Alagoas já viu. Agora, dando sequência a esse ciclo, a gente abre novo concurso público, para dar oportunidade às pessoas de entrarem na carreira pública militar e, também, aumentar o efetivo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Assim, seguiremos reduzindo os índices de violência”, declarou Renan Filho.

 

Divulgado no dia 5 de junho, o Atlas da Violência 2017 – desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) – mostra que Alagoas apresentou a maior redução (-16,6%) na taxa de assassinatos por cada grupo de 100 mil habitantes, de 2014 a 2015, dentre todos os Estados brasileiros. No mesmo estudo, Alagoas teve a segunda maior redução (-18,3%) do número de homicídios por arma de fogo dentre as unidades da Federação.

 

Editais

 

Conforme os editais dos concursos, foram disponibilizadas mil vagas para o cargo de soldado combatente da PM, 10 vagas para o cargo de oficial combatente do CBM/AL e 140 vagas para o cargo de soldado combatente do CBMAL.

 

Os concursos serão regidos pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), com auxílio da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), da PM/AL e CBM/AL.

 

O período de inscrições começa nesta terça-feira (1º) e prossegue até o dia 30 de agosto de 2017. O procedimento deverá ser feito somente via internet. A Secretaria do Planejamento disponibilizará em sua sede ponto de acesso para os candidatos que não possuem acesso à internet. Conforme divulgado, a taxa de inscrição é de R$ 95,00.

 

Os concursos serão realizados utilizando o método Cespe de seleção, compreendendo as seguintes etapas: provas objetivas, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação médica das condições de saúde física e mental, de caráter eliminatório; teste de aptidão física, de caráter eliminatório; e comprovação documental e investigação social, também de caráter eliminatório.

 

Para a PM, o concurso vai contar com prova objetiva (50 questões de conhecimentos básicos e 70 específicas). As provas ocorrem no dia 29 de outubro, em Maceió e Arapiraca. Já para o Corpo de Bombeiros, o certame terá 50 questões de conhecimento básico e 50 de conhecimento específico. As provas acontecem no dia 28 de outubro (oficial) e 29 de outubro (soldado).

 

Além de todos os requisitos para a realização da inscrição nos certames, os editais publicados também possuem informações sobre remuneração, jornada de trabalho e lotação.

Por: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *