Encontro Estudantil oportuniza divulgação de talentos da rede estadual

Texto de Ana Paula Lins

Eles são jovens alunos da rede estadual de ensino, têm muitos sonhos e talento. Além disso, Lucas, Antony, Lícia, Jamiles e João Vitor têm uma meta em comum: participar da segunda edição do Encontro Estudantil da Rede Pública Estadual de Alagoas, ação da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) que visa fomentar o protagonismo juvenil, evidenciar e despertar talentos.

 

O evento acontece de 7 a 11 de agosto no Cepa, em Maceió, e as inscrições podem ser feitas pelo site nas unidades de ensino ou Gerências Regionais de Educação (Geres) por meio do linkhttps://goo.gl/forms/oCtDz1INts8Lh1D92.

 

Com diversas categorias em disputa e que abrangem áreas como ciência, tecnologia, artes, cultura e protagonismo juvenil, o Encontro Estudantil terá como tema os 200 anos de Alagoas.

Diversificação – Estudantes da Escola Estadual Bom Conselho, em Maceió, Lucas Melo, Lícia da Silva e Antony Severo se inscreveram nas categorias Audiovisual, Teatro e Música. Enquanto Lucas e Anthony são veteranos, Lícia almeja fazer sua estreia no evento. “Estamos montando uma comédia sobre os 200 anos. Já fazia teatro na minha antiga escola, a João Paulo II”, contou Lícia.

 

Além do teatro, Lucas também pretende concorrer na Mostra Audiovisual com um documentário. “No evento do ano passado, fiz amigos e pude mostrar minha capacidade. Este ano, quero fazer ainda melhor”, aposta o aluno da 2ª série do ensino médio.

Quem também busca a própria superação é Antony Severo, que, este ano, inscreveu-se novamente na modalidade Música. Com uma facilidade impressionante para criar melodias e letras, Anthony herdou do pai o talento para a composição.

 

“Este ano, estou com um tema que mistura MPB e rap e fala do nosso cotidiano. O ano de 2017 tem sido muito produtivo para mim, já compus 15 canções que estarão no meu CD de estreia”, adiantou Anthony.

 

Criatividade – Outro talento da rede estadual é Jamiles Guilherme, aluna da Escola Estadual Irene Garrido, também em Maceió. Versátil com um lápis na mão, a garota cria desenhos em minutos, saindo-se bem tanto nas caricaturas como no mangá (quadrinhos japoneses).

“Sempre fui incentivada pela minha família e meus professores e o desenho foi o meio que encontrei para me expressar, minha inspiração vem daquilo que leio, do meu dia a dia. Não resisto a uma folha em branco, mas, atualmente, também desenho em portas, garrafas, telas”, revela a estudante, que fará inscrição na categoria Artes Plásticas.

 

O interior do Estado também vai levar muitas produções ao Encontro Estudantil. De Palmeira dos Índios, a Escola Estadual Humberto Mendes inscreveu dois documentários, fotografia, esculturas e música e pretende ainda participar do Encontro dos Grêmios Estudantis.

Atuando na produção de um destes documentários, João Victor dos Santos diz que toda a escola está empenhada para o evento. “Estamos correndo muito e dando o nosso máximo para a elaboração dos projetos”, informa o estudante da 3ª série do ensino médio.

 

Valorização – Grandes incentivadores do talento de seus alunos, os gestores da rede estadual falam da importância do Encontro Estudantil e de como ele propicia a valorização do potencial da juventude.

“Temos uma produção intensa o ano inteiro e o Encontro Estudantil, em virtude de sua dimensão, permite que esses trabalhos ultrapassem os muros da escola e alcancem mais pessoas”, ressalta Mário Zeymisson, diretor adjunto da Humberto Mendes.

Pensamento similar ao de Damiana Melo, diretora da Escola Bom Conselho. “Procuramos sempre apoiar as iniciativas e manifestações artísticas de nossos estudantes na escola e o Encontro Estudantil é a oportunidade para eles exporem suas produções”, fala Damiana.

Para Lucimar Melo, da Escola Irene Garrido, o evento propicia uma troca de experiências enriquecedoras tanto para os estudantes como para os educadores. “Intercambiamos inovação e diversificação de saberes, consolidando políticas públicas para juventude e criando perspectivas para o futuro”, avalia.

 

Resultado – Após o encerramento das inscrições nesta segunda-feira (24), a Seduc deve divulgar a lista dos projetos selecionados para o Encontro Estudantil até o final de julho. O resultado estará disponível no site da secretaria (www.educacao.al.gov.br).

Por: Assessoria

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *