Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem

CAMISETA NOVEMBRO AZULO mês de outubro , dedicado a conscientização da prevenção do Câncer de Mama – ” Outubro Rosa” é seguido do” Novembro Azul”onde durante todo o mês de novembro será desencadeada a campanha de conscientização sobre a saúde do homem.

A resistência dos homens em procurar o médico para realização de exames de rotina é um agravante, pois quanto mais precoce o diagnóstico, maiores são as chances de cura, se tratando de Câncer de Próstata. Sendo o próprio envelhecimento um dos fatores de risco para a doença, o monitoramento deve ser iniciado entre os 45/50 anos, por meio de exames anuais: dosagem de PSA e toque retal.

A Doença
O Câncer de Próstata, é uma doença silenciosa, de evolução lenta, que demora anos para manifestar sintomas, que geralmente quando se apresentam sintomas, já está em um estágio bastante avançado, diminuindo as chances de cura.

Estima-se que um em cada 6 homens é portador de câncer de Próstata, com idade superior a 50 anos. Sendo a melhor prevenção o diagnóstico precoce.

Os homens deveriam ser mais cuidadosos com sua saúde. Realizar acompanhamento anual, com os exames de monitoramento, é de vital importância.

Esperamos que nossa cidade, através da Secretaria Municipal de Saúde, mobilize-se para divulgação e oferta de consultas e exames para todos os homens, contribuindo assim para prevenção da doença e melhoria nas chances de cura dos cidadães traipuenses.

Afinal , “cuidar da saúde também é coisa de homem “

Dr. Paulo Santos

Iniciou o curso de medicina na UFPE, se transferindo para a UFAL, no 5º ano, sua formatura foi em 1985

Especializações: Saúde Pública; Saúde da família e Comunidade

Foi Secretário de Saúde de Traipu de 94/96 e Coordenador de saúde da 6ª região de saúde em Alagoas 93/94.

7 thoughts on “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem

  • 26 de outubro de 2015 at 23:21
    Permalink

    Parabéns Dr. Maravilhoso material compartilhado

    Reply
  • 26 de outubro de 2015 at 23:23
    Permalink

    É isso aí temos que prevenir, homem não tem a preocupação de se cuidar, maravilhoso esse espaço, vamos nos cuidar.

    Reply
  • 26 de outubro de 2015 at 23:25
    Permalink

    O homem precisam se cuidar mais, meu parido pra ir pro medico é o maior sacrifício, ele vai ter que se cuidar

    Reply
  • 27 de outubro de 2015 at 20:04
    Permalink

    Parabéns Traipu Notícias convidar Dr. paulo como blogueiro. Eu vou ter a oportunidade de ver uma pessoa de altíssima qualidade de formatura na profissão que exerce, como ser humano que é e político, com certeza ele tratará como Traipu pode ser diferente.

    Reply
  • 11 de novembro de 2015 at 17:13
    Permalink

    Doutor sou sedentário, tenho 30 anos, o que devo fazer para começar a praticar esportes?

    Reply
    • 13 de novembro de 2015 at 22:59
      Permalink

      Caro Janiel, você já chegou a uma conclusão importante, reconhecer que é sedentário, e que precisa praticar atividade física. O segundo passo é iniciar uma atividade que lhe traga prazer ou satisfação, que pode ser uma caminhada de 30/40 minutos, ou um esporte que se identifique ( futebol, natação, corrida, ect..) Lembro apenas que qualquer atividade ou esporte que escolher , é necessário realizar uma avaliação médica e depois iniciar a atividade regular e progressiva ( iniciando por intensidade mais leve a uma mais intensidade.

      Reply

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *