Seprev lança programa de prevenção à violência nas escolas nesta quinta-feira (18)

large (2)Mais de 20 mil estudantes de Arapiraca passarão a fazer parte da Metodologia Liga Pela Paz, uma iniciativa que usa a educação emocional para reduzir a violência na comunidade escolar e melhorar os índices de aprendizagem das crianças. O programa é fruto de uma parceria firmada entre a Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), a Prefeitura do Município e a organização Inteligência Relacional, e será lançado nesta quinta-feira (18), a partir das 8h, no Planetário e Casa da Ciência.

A experiência já foi vivenciada em 22 estados brasileiros e aprovada por unanimidade com resultados significativos. Em Arapiraca, a metodologia será implantada em 57 escolas da rede municipal e tem como objetivo contribuir para a construção das habilidades emocionais da comunidade escolar, propiciando o desenvolvimento da cultura de paz e não violência no município.

O evento de lançamento do programa será realizado com a sensibilização em educação emocional e social direcionada aos gestores escolares, às lideranças políticas da comunidade e educadores. Na ocasião, será realizada uma palestra com mestre em desenvolvimento humano e responsabilidade social Márcio Augusto Santos Dórea e contará com as presenças do titular da Seprev, Jardel Aderico, e do prefeito de Arapiraca em exercício, Yale Fernandes.

Entre os objetivos da sensibilização estão a apresentação dos fundamentos para a paz e não violência, o estímulo ao envolvimento comunitário e a disseminação das estratégias públicas de alinhamento à prevenção social da violência.

Nas etapas seguintes, a metodologia que será implantada nas escolas de Arapiraca também contemplará  a formação inicial dos educadores que lecionarão as aulas da metodologia, formação continuada via ambiente virtual de aprendizagem, acompanhamento pedagógico e avaliação de resultados.

Por: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *