Expresso da Cidadania inicia suas ações atendendo população do Agreste e Sertão

large (1)O ônibus da Defensoria Pública do Estado já tem data marcada para voltar a circular no interior do Estado em 2016. Na próxima semana, entre os dias 18 e 20, o Expresso da Cidadania visitará as cidades de Girau do Ponciano, Campo Grande e Olho D’Água das Flores, a partir das 8h, realizando atendimento nas áreas cível e criminal.

Em Girau do Ponciano, o ônibus itinerante da Defensoria ficará em frente ao Fórum Des. José Marçal Cavalvanti, localizado na Rua Serventuário Gilberto Matias da Silva, no bairro Progresso. Já em Campo Grande, os atendimentos acontecerão na Praça Principal, e em Olho D’Água das Flores, na Praça da Liberdade, em frente à Prefeitura, no Centro da cidade.

Durante a visita, os Defensores Públicos Gustavo Barbosa Giudicelli e Daniela Protásio dos Santos, com auxílio de servidores e estagiários, ofertarão aos moradores informação e aconselhamento jurídico, a exemplo de ações de divórcio, investigação de paternidade, pensão alimentícia, alvarás, inventário, retificação de registro civil, usucapião, dentre outras ações judiciais.

Ainda durante a permanência nos municípios, os defensores, além dos atendimentos, também farão visitas e inspeções em órgãos públicos, a fim de diagnosticar a situação e propor medidas necessárias ao aperfeiçoamento dos serviços destinados à população carente.

Cronograma – Segundo cronograma apresentado esta semana, pelo coordenador do Programa, Marcos Antônio Silva Freire, aproximadamente 60 cidades receberão ações do Expresso da Cidadania em 2016. No último ano, o projeto visitou 10 cidades e atendeu a mais de 500 pessoas, gerando a interposição de uma média de 200 processos, além de ações coletivas, resultantes de vistorias em órgãos públicos e reclamações apresentadas pela população local.

A meta é que de janeiro a junho, 25 cidades – cinco por mês – de todas as regiões de Alagoas, recebam os serviços prestados pela Defensoria Pública. São elas: Girau do Ponciano, Campo Grande, Olho D’Água das Flores, Teotônio Vilela, Roteiro, Barra de São Miguel, Jequiá da Praia, Minador do Negrão, Cacimbinhas, Dois Riachos, Olivença, Coité do Noia, Japaratinga, Taquarana, Porto de Pedras, Campestre, Jacuípe, Jundiá, Mar Vermelho, Chã Preta, Paulo Jacinto, Quebrangulo, Piranhas, Olho D’Água do Casado e Delmiro Gouveia.

Já durante o segundo semestre, a Defensoria Itinerante pretende levar cidadania a mais 32 cidades: Satuba, Santa Luzia do Norte, Coqueiro Seco, Atalaia, Boca da Mata, Campo Alegre, Luziápolis, Piaçabuçu, Feliz Deserto, Pão de Açúcar, Palestina, Belo Monte, Senador Rui Palmeira, Barra de Santo Antônio, São Miguel dos Milagres, São José da Tapera, Carneiro, Passo do Camaragibe, Flexeiras, Joaquim Gomes, Junqueiro, Mata Grande, Inhapi, Canapi, Ouro Branco, Maravilha, Poço das Trincheiras, Ibateguara, São José da Laje, Santana da Mundaú, Cajueiro e Pindoba.

Por: Agência Alagoas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *