Confira o abre e fecha do feriado de São Salvador do Mundo, em Olinda

Olinda celebra nesta quinta (6) a festa de São Salvador do Mundo, padroeiro do município. Por causa da comemoração, que ocorre desde o último domingo (2), o dia será de feriado na cidade. Apesar de ser uma tradição de séculos, a festa do santo foi retomada há 35 anos. São Salvador do Mundo é o titular da Igreja da Sé desde 1736, quando o templo foi anunciado como catedral da então Diocese de Olinda.

Por causa do feriado, vários órgãos não funcionarão nesta quinta. Não haverá expediente nas repartições públicas, escolas e postos de saúde. Abrirão apenas os serviços essenciais de manutenção urbana e emergência. O atendimento será normal no Serviço de Pronto-Atendimento (SPA), em Peixinhos, na UPA e maternidade do Tricentenário, na UPA Olinda da PE-15 e no Samu.

As quatro agências dos Correios em Olinda, que ficam em Ouro Preto, no Carmo, em Bairro Novo e no Centro de Convenções, não vão funcionar. Também não haverá atendimento nos bancos nem no Expresso Cidadão da cidade.

Celebração
Nesta quinta, uma tradicional procissão encerra a festa de São Salvador do Mundo. A programação começa com alvorada festiva e repique de sinos às 8h, seguida de um momento de oração. A procissão percorre as ruas do Sítio Histórico a partir das 16h, saindo da Igreja Matriz de São Pedro Mártir de Verona, em direção ao Alto da Sé. Ao término, o arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido, celebra uma missa solene.

O encerramento dos festejos vai contar com uma serenata, depois da missa, prevista para sair da Igreja da Sé às 19h30. O cortejo vai seguir pelas ruas históricas da Cidade Alta, levando poesia a moradores e devotos.

Por: G1 PE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *