Campanha de vacinação contra poliomielite começa neste sábado

miniatura.phpA Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação começa neste sábado (15) em todo o Brasil, mas foi antecipada em Maceió para ampliar a cobertura. Até o próximo dia 30, a vacina será oferecida em todas as unidades de saúde da capital e em postos volantes, devendo ser imunizadas todas as crianças que tenham a partir de seis meses (poliomielite) e menos de 5 anos (multivacinação).

Para facilitar o acesso da população, a equipe do Programa Nacional de Imunização (PNI) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de disponibilizar as vacinas nas unidades de saúde, também conta com postos volantes em locais de grande circulação de pessoas como Shopping Maceió, Hiper Gruta, G Barbosa Praia, Shopping Pátio e Hiper Buarque de Macedo, no Centro.

A campanha nacional será no período de 15 a 30 de agosto, mas segundo a coordenadora do PNI, Eunice Raquel Amorim, em Maceió essa data foi antecipada para garantir a meta de cobertura. “Resolvemos antecipar a nossa campanha em cinco dias para melhorar a cobertura vacinal”, destacou. A meta em todos os municípios brasileiros é promover a cobertura maior ou igual a 95% contra a poliomielite.

Erradicação da doença

Este é o 36º ano de Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e o 26º livre da doença no país. Em 1988, desde a realização da Assembleia Mundial da Saúde, houve uma redução da incidência mundial dessa doença em mais de 99% e o número de países onde a pólio é endêmica passou de 124 para três (Nigéria, Paquistão e Afeganistão).

No Brasil, foram notificados 2.564 casos de poliomielite em 1979 e 1.290 em 1980, quando se iniciaram as campanhas nacionais de vacinação. Em 1981, foram apenas 122 casos notificados. Em 1989, foram registrados os últimos casos no Brasil, mantendo-se com incidência zero desde aquele ano.

Por: Gazetaweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *